Você tem o que é preciso para ser um empresário? 7 perguntas-chave
Cerca de metade de todas as pequenas empresas falham nos primeiros cinco anos, e essa estatística sozinha pode lhe dar dúvidas sobre se você é um proprietário de uma pequena empresa. A boa notícia é que você não precisa nascer com todas as características de empresários bem-sucedidos. Mas você precisa de pelo menos alguns deles, e uma vontade de trabalhar no desenvolvimento do resto.
Responda a essas sete perguntas para ver se você tem a personalidade e as habilidades necessárias para iniciar e administrar com sucesso seu próprio negócio.
1. Você está verdadeiramente entusiasmado?
Administrar uma pequena empresa pode ser exigente, forçando-o a sacrificar noites, fins de semana e outros interesses – especialmente nos primeiros dias. Você precisará vender sua ideia de negócio para clientes em potencial, clientes, investidores e até mesmo sua própria família. É difícil conseguir isso se você não estiver genuinamente entusiasmado com o que está fazendo. Certifique-se de que sua ideia de negócio é algo em que você realmente deseja investir seu coração e sua alma, não apenas um negócio que você poderia começar.
2. Você é persistente?
Chester Carlson lançou sua ideia para uma copiadora para 20 empresas entre 1939 e 1944 – e todas rejeitaram. Se ele não tivesse sido persistente, ainda estaríamos usando papel carbono, e a Xerox não seria uma empresa multibilionária. Mesmo uma pequena empresa comum pode facilmente levar três anos ou mais para ter lucro. Se você é o tipo de pessoa que tende a perder o interesse em projetos ou tem dificuldade em aderir a uma coisa, você pode não ter a persistência de fazer seu negócio funcionar.
3. Você está confortável em tomar decisões?
Se você é o único proprietário de sua empresa, você é a autoridade final sobre tudo o que acontece em sua empresa. Isso significa que você deve avaliar suas opções, tomar decisões e implementá-las. Algumas pessoas são naturais nisso, enquanto outras são muito mais confortáveis sendo informadas sobre o que fazer. Se você tiver dificuldade em tomar decisões, talvez seja necessário trabalhar nessa habilidade antes de iniciar a participação nos negócios.
4. Você pode lidar com risco sem ataques de pânico?
Possuir uma pequena empresa traz consigo um conjunto de riscos que você não tem quando você é um empregado que recolhe um cheque de pagamento regular. Sua renda pode ser inconsistente, e muitos proprietários de pequenos negócios ficam acordados à noite se preocupando com o fluxo de caixa e se eles podem fazer folha de pagamento. Possuir uma empresa pode lhe trazer liberdade e flexibilidade, mas se você também não pode viver com imprevisibilidade e incerteza, pode achar difícil o empreendedorismo.
5. Você está disposto a se adaptar e mudar?
Quando você inicia seu negócio, você não sabe realmente se vai funcionar. Para ter sucesso, você pode ter que experimentar diferentes produtos, serviços e mensagens de marketing. Talvez seja necessário alterar seu modelo de negócios em resposta a novas tecnologias, demandas de clientes ou coisas que seus concorrentes estão fazendo. Uma atitude flexível e uma vontade de permanecer no topo das tendências podem ser críticas para o seu sucesso a longo prazo.
6. Você pode delegar?
Quando você começa seu negócio, você pode ter que usar muitos chapéus. Mas, à medida que seu negócio cresce, fazer tudo sozinho se torna uma receita para o burnout. A delegação libera você de tarefas repetitivas e demoradas, como a folha de pagamento, e dá a você tempo para se concentrar no lado estratégico do seu negócio. A delegação pode dar a você o benefício de insights de especialistas reais em problemas especializados, como segurança de dados, otimização de mecanismos de pesquisa ou recursos humanos. Se você é o tipo de pessoa que precisa microgerenciar e controlar tudo, pode ter dificuldades como proprietário de uma empresa.
7. Suas finanças pessoais estão em boa forma?
Como proprietário de uma pequena empresa, você terá que gerenciar o dinheiro. Se você é do tipo que percorre seu contracheque sem saber para onde foi, deve uma dívida de cartão de crédito ou tem uma pontuação de crédito baixa, talvez não esteja pronto para administrar um negócio. Você provavelmente se beneficiará de aprender mais sobre gerenciamento de dinheiro e de limpar seus próprios hábitos pessoais antes de se considerar responsável por uma empresa inteira.
Decidir lançar e administrar sua própria pequena empresa afetará você, sua família e qualquer funcionário que possa ter. Antes de tomar a iniciativa, considere estas sete perguntas para ajudar a determinar o quanto você está adequado a possuir seu próprio negócio.