Você deve comprar ou iniciar um pequeno negócio?
Quando muitos de nós pensam sobre o início da jornada de um pequeno empresário, vemos alguém começando com uma faísca de uma idéia. A partir daí, o empreendedor trabalha para transformar sua ideia em realidade. Eles trabalham em financiamento, imóveis, equipamentos e pessoal. Eles encontram sua principal base de clientes. Com o tempo, eles crescem, evoluem e sobrevivem. Ou eles não. Mas o ponto principal é que o pequeno empresário está lá desde o início até o fim.
O problema com essa visão é que ela não inclui uma grande parte do segmento de pequenas empresas que compra um negócio, em vez de começar do zero. Nem todo empresário é cortado para executar uma startup. Às vezes, você teria melhores chances de sucesso se encontrasse uma empresa existente. E as pequenas empresas são colocadas à venda todos os dias. Pode ser tão simples quanto o atual proprietário está se aposentando após décadas de trabalho ou você pode encontrar uma oportunidade de franquia com uma marca em andamento. Se você deve comprar ou desenvolver um negócio depende de suas necessidades e expectativas.
Já estabelecido
A maior diferença na compra de uma pequena empresa, em vez de começar uma, é que você tem a oportunidade de comprar uma máquina bem lubrificada que já está funcionando. O proprietário anterior já apresentou o conceito, testou o mercado e comprovou que pode funcionar. Você entrará em uma situação em que já existe produto nas prateleiras, funcionários no relógio e clientes esperando para comprar. Você também tem acesso a todos os seus registros e dados de clientes, que podem ser incrivelmente valiosos nos dias de hoje.
Um negócio de startups passa por vários estágios: Desenvolvimento, Startup, Growth e Establishment, e finalmente Expansion. Na verdade, não é incomum que você leve anos para passar por cada um deles. Mas se você comprar uma empresa já estabelecida, muitas dessas etapas já foram concluídas. Em muitos casos, você pode pular para expandir os negócios.
Financeiramente, comprar uma pequena empresa também pode ser uma aposta melhor. Um negócio de inicialização pode não fazer sua primeira venda por um longo tempo após a semente inicial ter sido plantada. E então pode não ter lucro por anos. Existem algumas empresas que nunca têm lucro. Às vezes você não percebe isso até que seja tarde demais. Por outro lado, se você comprar uma pequena empresa já estabelecida, as vendas já estão acontecendo e você pode começar a lucrar desde o primeiro dia.
Herdando os problemas de outra pessoa
Uma das maiores vantagens de comprar versus começar um pequeno negócio é que ele já tem um histórico comprovado. Mas esse também é um dos maiores cons. Quaisquer que sejam os problemas que a empresa já tenha, também virão com ela. Quer se trate de uma história de más avaliações on-line , de dívidas com fornecedores ou de problemas com a comissão estadual de impostos sobre vendas, quando a venda for finalizada, você será o único a aceitá-la. Você pode passar anos a reconstruir a reputação do negócio ou a transformar a cultura da empresa.
Ou você pode se ver investindo muito dinheiro em questões fiscais ou reparos de equipamentos necessários.
Embora seja impossível saber exatamente o que o futuro será, é melhor fazer sua pesquisa. Você precisa passar pelos livros com um pente fino. Você também deve investigar a reputação da marca. Converse com clientes, fornecedores e funcionários. Não tenha medo de trazer um consultor de negócios que possa lhe mostrar as perguntas certas a serem feitas e as informações corretas a serem repassadas. Pode não ser barato contratar um consultor para rever tudo, mas valerá a pena cada centavo para evitar um investimento ruim.
Financiamento mais fácil
É mais fácil conseguir financiamento para um negócio existente do que para um negócio de startups, esteja você procurando por investidores privados ou empréstimos bancários. A razão é que é mais fácil conseguir que alguém invista dinheiro no que é mais conhecido do que no desconhecido. Com um negócio estabelecido, você pode mostrar como são as finanças atuais para que possam adivinhar o que pode acontecer no futuro. As empresas estabelecidas também têm ativos que podem ser alavancados para empréstimos, o que pode fazer com que pareça melhor para os bancos que estão pensando em emitir um empréstimo.
Isto é especialmente verdadeiro quando se trata de imóveis, o que tende a manter seu valor melhor do que outros ativos.
Se você está considerando o financiamento para o seu novo negócio, certifique-se de ter sido muito minucioso com as finanças atuais. Você precisará conhecer o histórico operacional, a rentabilidade e a estabilidade das receitas. Você também precisará demonstrar a capacidade de reembolsar o empréstimo com base na receita comercial atual. Você precisa calcular todos os ativos da empresa, incluindo imóveis, equipamentos, veículos e contas a receber. Você provavelmente também precisará de 10% a 25% de entrada para a maioria dos empréstimos.
Custos iniciais mais altos
De certa forma, a compra de uma pequena empresa reduz alguns dos riscos de começar um negócio. Mas isso vem com um preço alto. Você está comprando uma empresa já estabelecida, que vem junto com funcionários, ativos e clientes prontos para serem executados. Você está pagando pelo tempo, dinheiro e trabalho que os atuais donos colocam para obtê-lo onde está hoje. Eles cometeram seus erros e agora eles estão oferecendo a você algo que já foi provado que funciona.
Dito isto, você ainda precisa descobrir o melhor preço a pagar. Pague demais e pode ser muito difícil recuperar seus custos. Se o proprietário está cobrando muito pouco, pode ser um sinal de que nem tudo é o que parece. Evite problemas mais tarde, fazendo sua pesquisa.
A avaliação antes de comprar uma pequena empresa pode ser feita de várias maneiras – análise de fluxo de caixa descontado, avaliação de ativos, multiplicação de vendas, etc. O método usado dependerá de sua preferência pessoal. Apenas não cometa o erro de pensar que receita é igual a valor. A receita não significa nada se a empresa não estiver lucrando. Se não tiver certeza de como valorizar o negócio, deixe-o para um profissional. É melhor obter ajuda externa do que cometer um erro caro.