Crowdsourcing: o que é?
Crowdsourcing é o processo de utilização de muitas pessoas para realizar serviços ou gerar ideias ou teor. Crowdsourcing é uma forma de as empresas terceirizarem mão de obra para um grande grupo de pessoas na forma de microtarefas; também pode ser útil uma vez que forma de coletar opiniões e informações.
Saiba mais sobre crowdsourcing e uma vez que as empresas o utilizam.
O que é crowdsourcing?
Crowdsourcing é a terceirização do trabalho para um grande grupo de pessoas, às vezes indefinido. Também pode ser pensado uma vez que um método de obtenção de bens, mão de obra, informações ou ideias de um grande grupo de participantes.
O noção de crowdsourcing baseia-se numa teoria por vezes referida uma vez que a “sabedoria das multidões”. A teoria é que, juntos, um grande grupo de pessoas possa coletivamente fornecer insights ou valores surpreendentes, mesmo que individualmente estejam errados, sem inspiração ou imprecisos.
Reparo
A teoria da sabedoria das multidões é demonstrada no exemplo do observador britânico Sir Francis Galton, que em 1906 analisou as suposições de 800 participantes de uma feira municipal sobre o peso de um boi. Galton previu que a resposta universal do grupo estaria muito errada, mas ficou chocado ao desvendar que, quando calculada a média, a povo adivinhou que o peso do boi estava dentro de meio quilo.
Porquê funciona o crowdsourcing?
O crowdsourcing funciona distribuindo mão de obra entre muitas pessoas.
Algumas empresas usam o crowdsourcing para atingir objetivos específicos ou para gerar ideias. Embora a terceirização tradicional envolva as empresas que escolhem um tarefeiro ou freelancer específico para um trabalho, o trabalho de crowdsourcing está espalhado por um grupo grande e muitas vezes indefinido. Ao contrário de um protótipo de negócio tradicional, as pessoas nestes grupos não têm qualquer relação umas com as outras ou com o negócio, para além das suas contribuições de crowdsourcing.
Reparo
Além da peroração de tarefas, o crowdsourcing pode fornecer dados valiosos e insights sobre as ações de grandes grupos de pessoas. Por exemplo, saber que informações as pessoas procuram nos motores de procura ou que vídeos veem online pode ajudar as empresas a determinar o interesse público nos seus próprios conteúdos, produtos e serviços.
Além de empresas, organizações sem fins lucrativos ou comunitárias com orçamentos limitados podem usar o crowdsourcing para propalar suas mensagens, promover eventos ou gerar obras. A enciclopédia online Wikipedia é um trabalho de conhecimento sem fins lucrativos e de crowdsourcing, onde muitos editores escrevem e atualizam entradas da enciclopédia gratuitamente.
A Internet facilita o compartilhamento fácil de informações e a notícia eficiente, aspectos essenciais para o crowdsourcing. Também é fundamental para encontrar e acessar a povo necessária para o trabalho. Aplicativos, sites, mídias sociais, e-mail e outras formas de tecnologia permitem que as empresas alcancem grandes grupos de pessoas de forma rápida e fácil.
Um exemplo de crowdsourcing são os aplicativos de compartilhamento de viagens, uma vez que Uber e Lyft. Essas empresas efetivamente contrataram o transporte, utilizando motoristas individuais com seus próprios carros uma vez que uma frota sempre pronta. A mudança reduziu os custos trabalhistas (os motoristas normalmente não eram classificados uma vez que empregados, portanto não recebem benefícios ou horas extras), garantindo ao mesmo tempo que os clientes tivessem chegada subitâneo a transporte confiável.
Crowdsourcing pago e não pago
O trabalho crowdsourced pode ser remunerado ou não. Ao buscar a opinião da povo, as empresas ou outras organizações contornam o processo de contratação de alguém para fazer o trabalho desejado. Às vezes, essa técnica resulta em uma empresa que garante efetivamente mão de obra não remunerada para uma tarefa, uma vez que ao organizar um concurso de design de logotipo entre seus clientes. A empresa pode receber propostas de conceitos de logotipo de sua base de clientes sem contratar um designer de marca profissional.
Outras vezes, a mão de obra é paga, mas as taxas individuais são mínimas. Os mercados de crowdsourcing online oferecem oportunidades para grupos de pessoas realizarem tarefas rotineiras ou “micro-empregos” por pequenas taxas. Os sites de crowdsourcing lançam chamadas abertas em nome de clientes que precisam da realização de microtarefas. Por exemplo, o Mechanical Turk da Amazon oferece tarefas virtuais que podem ser realizadas on-line em mansão, e o TaskRabbit conecta pessoas para realizar tarefas virtuais, além de realizar tarefas ou fazer biscates pessoalmente.
Prós e contras do crowdsourcing
Prós explicados
- Mais barato do que contratar um funcionário: A mão de obra crowdsourced costuma ser mais barata do que contratar um tarefeiro profissional ou um funcionário tradicional. Pode até ser gratuito, com a participação dos trabalhadores por motivos não monetários (uma vez que interesse pessoal).
- Pode trazer ideias originais: O crowdsourcing pode ser bom para perceber resultados positivos porque a povo pode gerar ideias que não teriam sido descobertas através de uma abordagem mais tradicional
- Pode reduzir o risco: Com o crowdsourcing, o risco é externalizado, o que significa que a empresa não arrisca o seu próprio tempo, moeda ou trabalho na tarefa que tem em mãos, mas aceita exclusivamente os resultados que satisfaçam os seus requisitos.
Contras explicados
- Controle restringido: Uma abordagem tradicional permitiria à empresa supervisionar o processo do início ao término. Se houver uma pequena irregularidade de notícia com o público em uma campanha de crowdsourcing, o projeto pode ir na direção errada rapidamente e resultar em zero mais do que uma perda de tempo.
- A quantidade pode superar a qualidade: Quando as tarefas são terceirizadas para um extenso grupo de indivíduos diferentes, uma empresa pode receber vários envios, ideias ou tarefas concluídas, mas os resultados individuais dessas tarefas podem ser inferiores. Isso resulta em um esforço enorme para examinar o material de crowdsourcing de baixa qualidade para encontrar resultados utilizáveis.
Principais conclusões
- Crowdsourcing é a terceirização de trabalho rotineiro ou criativo para uma grande povo de pessoas.
- O crowdsourcing é uma forma de as empresas apresentarem ideias originais ou economizarem em custos de mão de obra.
- No entanto, o crowdsourcing também resulta num controlo restringido sobre o resultado e na possibilidade de resultados de baixa qualidade.