Contrato de empréstimo comercial: o que é?

Um contrato de empréstimo mercantil é um entendimento entre uma empresa e um credor. Documenta as promessas de ambas as partes – a promessa do credor de dar verba e a promessa do mutuário de reembolsar esse verba.

Continue lendo para saber mais sobre os principais aspectos de um contrato de empréstimo mercantil.

O que é um contrato de empréstimo mercantil?

Um empréstimo mercantil, também divulgado uma vez que empréstimo mercantil, é qualquer tipo de empréstimo para fins comerciais. O documento que descreve os detalhes desse empréstimo é divulgado uma vez que contrato de empréstimo mercantil.

Além dos usos pretendidos dos fundos, um empréstimo mercantil não é muito dissemelhante de um empréstimo pessoal. O concepção ainda depende da relação entre o credor, que emite verba, e o mutuário, que recebe o verba e promete reembolsá-lo acrescido de juros. O contrato de empréstimo – seja mercantil ou não – descreve quanto verba está sendo emprestado, quando será reembolsado e qual será o dispêndio do empréstimo de verba (taxas de juros, taxas, etc.).

Reparo

Um contrato de empréstimo mercantil é uma forma de contrato mercantil, portanto, contém todas as partes necessárias para que seja possível em tribunal, se necessário. Reserve um tempo para lê-lo com atenção para prometer que você compreende totalmente suas obrigações legais.

Uma vez que funciona um contrato de empréstimo mercantil?

Várias vezes, ao longo da vida de uma empresa, ela pode solicitar um empréstimo mercantil. As ocasiões que podem exigir que uma empresa procure um empréstimo podem incluir:

  • Entrando na tempo de inicialização
  • Comprando um prédio
  • Compra de equipamentos, incluindo veículos da empresa
  • Comprar produtos ou peças para edificar um estoque

Se você estiver obtendo um empréstimo mercantil de um banco ou outro credor, deverá usar os documentos e formulários de contrato. Se você estiver fazendo um empréstimo privado com uma pessoa física, poderá permanecer tentado a usar um padrão ou um documento online gratuito.

No entanto, há situações em que usar um formulário online gratuito não é a melhor teoria. Por exemplo, a falta de experiência jurídica pode levá-lo a utilizar o formulário online incorrecto ou a interpretar mal os seus direitos ao abrigo de um contrato. Você pode usar o formulário on-line uma vez que padrão, mas peça a um legisperito para revisá-lo antes de assiná-lo.

Reparo

Nos empréstimos comerciais, uma vez que em outros contratos comerciais, cada situação é única. Tudo é negociável.

Seções de um contrato de empréstimo mercantil

Cá estão alguns dos principais aspectos de um contrato de empréstimo mercantil.

Data efetiva: Esta é a data em que o verba é desembolsado ao mutuário. A data em que você assina o contrato de empréstimo geralmente é a data de vigência.

Partes, relacionamento e valor do empréstimo: As duas partes do contrato de empréstimo são descritas no início. Eles devem ser identificados de alguma forma, uma vez que um endereço, e seu relacionamento deve ser definido. Se houver um fiador que esteja ajudando a empresa com o pagamento inicial ou garantia, essa pessoa será descrita na seção que cobre as partes e seu relacionamento. O valor do empréstimo também será descrito nesta seção. Considere o exemplo aquém.

Reparo

Para o recebimento do ____valor do empréstimo em letras e números____, por ____nome____ com um endereço postal de ____endereço____ (o “Mutuário”), concorda em remunerar ____nome____ com um endereço postal de ____endereço____, (o “Credor”).

Nota promissória ou hipoteca: O contrato de empréstimo pode incluir uma nota promissória ou uma hipoteca. Uma nota promissória é basicamente uma promessa de pagamento; uma hipoteca é um tipo específico de nota promissória que cobre um imóvel (terreno e prédio). A nota promissória pode ser garantida por qualquer ativo mercantil ou pode não ser garantida.

Garantia: Se o empréstimo for reservado, a garantia será descrita no contrato de empréstimo. A garantia de um empréstimo é a propriedade ou outro ativo mercantil usado uma vez que garantia caso o mutuário não cumpra o empréstimo. A garantia pode ser terreno e construção (no caso de hipoteca), veículos ou equipamentos. A garantia está descrita integralmente no contrato de empréstimo.

Termos e Condições: Esta é a secção mais importante do empréstimo. Uma vez que a maioria dos empréstimos comerciais são empréstimos parcelados com pagamentos periódicos, os termos incluem o contrato de parcelamento. Outros detalhes nesta seção incluem:

  • O valor do empréstimo
  • A duração do empréstimo (geralmente indicada em meses)
  • A taxa de juros
  • Se o empréstimo pode ou não ser pré-pago

Reparo

Os juros são expressos uma vez que a taxa percentual anual (APR). Os termos também indicarão se a taxa de juros é “fixa” (permanece a mesma durante todo o empréstimo) ou “flutuante” (muda com quaisquer alterações na taxa básica de juros).

Penalidades por não pagamento: Os termos também incluem o que acontece se os pagamentos não forem feitos dentro do prazo. A cada mês, geralmente há um período de carência – um visível número de dias posteriormente a data de vencimento em que o empréstimo pode ser pago sem multa. Se o pagamento não for feito dentro do período de carência, o pacto prevê penalidades.

Padrões e cláusula de aceleração: Ambas as partes fizeram promessas e, se uma das partes não executar as suas promessas, o pacto estará inadimplente. Se o mutuário deixar de remunerar o empréstimo (não executar os termos e condições), o contrato de empréstimo especifica quaisquer multas e penalidades. Uma cláusula de aceleração pode ser usada uma vez que penalidade. Neste caso, se o mutuário não executar todos os requisitos do contrato, o empréstimo poderá tornar-se imediatamente devido e exigível.

Lei aplicável: Os empréstimos comerciais estão sujeitos às leis estaduais, que variam de estado para estado. Seu contrato de empréstimo deve incluir uma frase sobre qual lei estadual rege o empréstimo.

Reparo

É uma boa teoria obter ajuda de um legisperito familiarizado com as leis locais para redigir o contrato de empréstimo mercantil para prometer que o contrato esteja em conformidade com os requisitos estaduais. Ou por outra, muitos estados possuem uma linguagem padrão que pode entrar em conflito com seus desejos específicos.

Representações do mutuário: Uma vez que mutuário, você deverá declarar que certas afirmações são verdadeiras. Essas declarações podem incluir sua garantia de que a empresa é legalmente capaz de fazer negócios no estado, de que a empresa está cumprindo a legislação tributária, de que não há gravames ou ações judiciais contra a empresa que possam afetar sua capacidade de remunerar o empréstimo e que as demonstrações financeiras da empresa são verdadeiras e precisas. Estas são somente algumas representações comuns; pode ter outros para o seu empréstimo. Pode ser necessário que um representante do seu parecer de governo assine oriente empréstimo.

Convênios: Convênios são promessas feitas por ambas as partes. A maioria dos credores exigirá vários acordos uma vez que secção do contrato de empréstimo:

  • Você precisará ter comprovante de seguro de qualquer garantia que esteja prometendo (um prédio, equipamento ou veículos). O credor quer ter certeza de que, se alguma coisa sobrevir com o ativo, o seguro pagará pelo menos secção do dispêndio.
  • Muitos empréstimos comerciais exigem que você adquira um seguro de vida para a vida do proprietário (“seguro de pessoa-chave”) tendo o credor uma vez que beneficiário. O credor quer ter certeza de que poderá ter qualquer verba caso alguma coisa aconteça ao proprietário.
  • Outro requisito é que você pague todos os impostos e taxas associados ao ativo para que ele não fique para trás. Isso pode incluir impostos sobre a propriedade e licenças de veículos.
  • Você pode ser solicitado a remunerar as despesas do credor se o empréstimo tiver que ir para cobrança ou se você estiver inadimplente. Isso pode incluir honorários advocatícios e taxas de cobrança.
  • Alguns credores exigem que você garanta que a empresa não contrairá dívidas adicionais ou que sua gestão não mudará.
  • Para empréstimos maiores, e particularmente para startups, muitos credores exigem demonstrações financeiras periódicas para provar que a empresa continuará a ser capaz de remunerar o empréstimo.

Principais conclusões

  • Um contrato de empréstimo mercantil é um documento que detalha as principais partes e os termos de um empréstimo mercantil.
  • Um contrato de empréstimo mercantil é semelhante a qualquer outro contrato de empréstimo, exceto que os fundos emprestados serão usados ​​exclusivamente para fins comerciais.
  • Um contrato de empréstimo mercantil descreve obrigações legais, por isso é importante que todas as partes entendam claramente os termos do contrato antes de assiná-lo.

Edson Ferreira
Data de publicação: