Como pedir mais dinheiro da maneira certa
A investigação mostra que muro de metade dos trabalhadores nunca pediu a um empregador salários mais elevados. Por que é tão difícil negociar salário?
Pode ser que isso se deva ao nosso desconforto cultural em relação à discussão de quantia. Numa pesquisa PayScale, 28% dos entrevistados que disseram nunca ter negociado salário disseram que se sentiam desconfortáveis em pedir mais. Quase um quinto dos entrevistados disse que não queria ser visto porquê hostil.
Mas pedir o que você merece não precisa tanger tão hostil. Existe uma maneira certa de negociar salário. Veja porquê pedir mais quantia.
Lembre-se de que você está negociando parceiros
Pedir um aumento ou negociar um salário inicial pode parecer um confronto. Mas seu patrão ou gerente de contratação não é seu competidor. Você compartilha o mesmo objetivo: ser pago adequadamente por suas habilidades ou experiência.
Por que eles deveriam se preocupar com o seu salário (além de prometer que sua remuneração caiba no orçamento deles)?
Reparo
A investigação mostra que os trabalhadores que sentem que são remunerados de forma justa são mais produtivos, mais empenhados e permanecem nos seus empregos durante mais tempo do que aqueles que não o fazem. Você trabalhará mais e produzirá mais se sentir que está sendo tratado com justiça.
Ou por outra, sua substituição é faceta. A pesquisa mostra que os empregadores podem esperar gastar muro de 30% do salário de um funcionário que está saindo no recrutamento e contratação de seu substituto.
Faça sua pesquisa
As faixas salariais podem variar amplamente de empregador para empregador, mas ainda é uma boa teoria ter uma noção de um salário razoável para o trabalho.
Use calculadoras salariais gratuitas de sites porquê Glassdoor, PayScale e Salary.com para encontrar faixas para o seu missão. Não se esqueça de aditar habilidades e certificações quando aplicável e de observar os benefícios e vantagens padrão. Dependendo da sua situação, pode fazer sentido admitir um salário mais reles para obter mais folga ou um melhor seguro saúde. Mas você não poderá fazer essa formalidade até ter todos os dados.
Confie nesses dados, e não nas suas emoções, ao negociar o salário. O quantia é pessoal. Pode ser tentador desoprimir suas frustrações ou compartilhar suas circunstâncias pessoais durante a discussão. Resista a esse impulso. Faça o seu caso com base nos fatos.
Prepare-se para o preconceito
Num mundo perfeito, as suas competências e qualificações seriam a única coisa que importaria durante uma negociação salarial. Mas não vivemos num mundo perfeito. Todo mundo tem preconceito e, infelizmente, isso inclui seu empregador.
Em termos práticos, isto pode valer que terá de negociar de forma dissemelhante, dependendo de quem você é. Por exemplo, a investigação mostra que as mulheres pagam um dispêndio social mais saliente pela negociação e são muitas vezes percebidas porquê mais exigentes e menos “agradáveis” quando pedem mais.
Isso não significa que você não deva negociar se houver verosimilhança de sentir os efeitos desse preconceito. Mas significa que talvez você precise estar consciente desse preconceito e tomar medidas para contorná-lo. Por exemplo, as mulheres podem optar por vincular o seu pedido à missão da equipa, principalmente se a negociação fizer secção da função.
Roteiro de exemplo: “Já conversamos sobre porquê a pessoa ideal para essa função será agressiva em relação às metas de vendas. Diante disso, há espaço no orçamento para (ressarcimento de valor X)?”
Entenda a cultura
O networking tem valor além de ajudá-lo a encontrar oportunidades de ofício e obter referências para vagas em franco. Também pode ajudá-lo a saber porquê as coisas funcionam em um provável empregador.
Se você tiver contatos na empresa, aproveite seus insights. Se eles compartilharem sua fita salarial, tanto melhor. Mas se eles estiverem relutantes em falar sobre números, você ainda poderá obter a perspectiva deles sobre a cultura da empresa em relação ao salário.
Aproveite o momento patente
Quando se trata de negociação salarial, é importante escolher muito o momento. Alguns momentos são melhores que outros para conseguir o que deseja.
Quando você tem uma oferta de ofício
Por exemplo, 70% dos gestores de contratação afirmam esperar que os candidatos negociem uma oferta de ofício. Portanto, quase sempre é uma boa teoria pedir mais quando lhe oferecem um ofício. Mesmo que não haja espaço no orçamento, há pouco risco de ofender o gerente de contratação.
Quando você quer um aumento
E quando você está negociando um aumento em seu ofício atual? O tempo também é importante. Lembre-se de que vários fatores precisam estar alinhados para que seu gerente possa proteger seu caso. Escolha um momento em que a empresa esteja indo muito financeiramente e seu trabalho tenha sido recentemente reconhecido porquê uma imposto valiosa.
Esteja prestes para estabelecer as bases: ao contrário do que você pode supor, a revisão de final de ano nem sempre é o melhor momento para obter um grande aumento porque os orçamentos geralmente são definidos nesse ponto. Mas é um bom momento para deixar seu patrão saber que você está ansioso por novos desafios (e pelas recompensas que os acompanham).
Seja honesto
Em uma pesquisa, 39% dos entrevistados disseram que mentiram sobre ter outra oferta de ofício para conseguir uma oferta de salário mais cima. Por razões óbvias, esta é uma má teoria.
Reparo
Mesmo que você não seja pego mentindo, você estaria começando um trabalho sob falsos pretextos se fizesse uma oferta concorrente. Você não precisa se envolver em trapaças para conseguir um salário melhor.
Você merece um empregador que lhe pague de forma justa com base em seus méritos. Ao pesquisar e aprender a falar sobre quantia com maior conforto, você poderá atingir seus objetivos com honestidade.