Como escrever um plano de negócios
Agora que você entende por que precisa de um plano de negócios e passou algum tempo fazendo sua lição de casa reunindo as informações necessárias para criar uma, é hora de arregaçar as mangas e colocar tudo no papel. As páginas a seguir descreverão em detalhes as sete seções essenciais de um plano de negócios: o que você deve incluir, o que não deve incluir, como trabalhar os números e os recursos adicionais a que pode recorrer para obter ajuda. Com isso em mente, pule direto.
Sumário executivo
Dentro do esboço geral do plano de negócios, o resumo executivo seguirá a página de título. O resumo deve dizer ao leitor o que você quer. Isto é muito importante. Com muita frequência, o que o proprietário da empresa deseja está enterrado na página oito. Indique claramente o que você está pedindo no resumo.
Relacionado: Como iniciar um negócio com (quase) sem dinheiro
descrição do negócio
A descrição do negócio geralmente começa com uma breve descrição do setor. Ao descrever a indústria, discuta as perspectivas atuais, bem como as possibilidades futuras. Você também deve fornecer informações sobre todos os diversos mercados do setor, incluindo quaisquer novos produtos ou desenvolvimentos que possam se beneficiar ou afetar adversamente seus negócios.
GUIA DO PLANO DE NEGÓCIOS »
Antes de escrever seu plano
- Quanto tempo deve ser o seu plano?
- Quando você deve escrever?
- Quem precisa de um plano de negócios?
- Por que você deve escrever um plano de negócios?
- Determine seus objetivos e objetivos
- Delinear suas necessidades de financiamento
- Planeje o que você fará com seu plano
- Não se esqueça de marketing
Escrevendo seu plano de negócios
- Como escrever um plano de negócios
- Os ingredientes de um plano de marketing
- Atualizando seu plano de negócios
- Melhorando seu plano de negócios
Ferramentas de plano de negócios
- Software de plano de negócios
- Livros e manuais de instruções
- Modelos de plano de negócios
- Planos de negócios de amostra
Estratégias de mercado
As estratégias de mercado são o resultado de uma análise de mercado meticulosa. Uma análise de mercado obriga o empreendedor a se familiarizar com todos os aspectos do mercado para que o mercado-alvo possa ser definido e a empresa possa ser posicionada de forma a obter sua participação nas vendas.
Analise competitiva
O objetivo da análise competitiva é determinar os pontos fortes e fracos dos concorrentes dentro de seu mercado, estratégias que lhe proporcionarão uma vantagem distinta, as barreiras que podem ser desenvolvidas para impedir que a concorrência entre em seu mercado e quaisquer pontos fracos que possam surgir. pode ser explorado dentro do ciclo de desenvolvimento do produto.
Plano de Design e Desenvolvimento
O objetivo da seção de projeto e plano de desenvolvimento é fornecer aos investidores uma descrição do design do produto, traçar seu desenvolvimento dentro do contexto de produção, marketing e a própria empresa, e criar um orçamento de desenvolvimento que permita à empresa atingir suas metas. .
Plano de Operações e Gestão
O plano de operações e gerenciamento é projetado para descrever como o negócio funciona continuamente. O plano de operações destacará a logística da organização, como as várias responsabilidades da equipe de gerenciamento, as tarefas atribuídas a cada divisão dentro da empresa e os requisitos de capital e despesas relacionados às operações do negócio.
Fatores Financeiros
Os dados financeiros estão sempre no final do plano de negócios, mas isso não significa que seja menos importante do que o material inicial, como o conceito de negócios e a equipe de gerenciamento.