
7 etapas fáceis para iniciar o negócio que você tem sonhado
Quando você pensa em começar um negócio, pode imaginar seus clientes, seus produtos, seu logotipo, seu feed do Instagram – e você mesmo no meio disso tudo. Mas, a menos que você seja um advogado ou um contador, provavelmente não sonha em escrever um plano de negócios ou arquivar documentos de incorporação no estado.
No entanto, essas tarefas mais comuns são fundamentais para proporcionar à empresa uma sólida base legal e financeira. Eles ajudam a garantir que você tenha pensado sobre as coisas, minimizaram seus riscos e cumpriram integralmente as leis federais, estaduais e locais. Aqui está uma abordagem passo a passo para ajudar a colocar seu negócio dos sonhos em funcionamento.
1. Faça alguma pesquisa.
Para conquistar clientes e atrair investimentos, você precisa ser capaz de explicar o que faz e o que torna sua empresa única. Você deve entender os clientes que deseja atrair. O primeiro passo neste processo é uma pesquisa simples. Quem são seus concorrentes e o que eles estão oferecendo? Que tipos de clientes eles estão tentando atrair e o que os faz sobressair? Quem são seus clientes ideais e o que você pode fazer de diferente?
2. Escreva um plano de negócios.
Um plano de negócios mostra o que sua empresa fará, como você irá comercializá-lo, gerenciá-lo e financiá-lo, e qual será seu fluxo de caixa. A pesquisa que você fez ajudará você a começar. Um plano de negócios pode ajudá-lo a ver se você tem uma ideia de negócio viável, e a maioria dos credores e investidores exige uma. Existem muitos recursos e modelos disponíveis para escrever planos de negócios, tanto online quanto na sua biblioteca pública local.
3. Fale com um advogado de negócios.
Um advogado pode ajudá-lo a decidir se você deve criar uma corporação, uma empresa de responsabilidade limitada ou alguma outra estrutura. Um advogado também pode explicar outras questões legais que podem afetar seus negócios, incluindo contratos que você possa precisar, considerações sobre propriedade intelectual e problemas de emprego. O conselho de um advogado pode dar-lhe paz de espírito, proteger-se contra riscos e minimizar as consequências fiscais.
4. Escolha um nome para o seu negócio.
Legalmente, o nome da sua empresa deve ser diferente dos nomes de outras empresas do seu estado. Isso significa que, antes de decidir um nome, é aconselhável pesquisar o banco de dados de nomes de empresas do seu estado. E se você planeja usar o nome de sua empresa como marca, talvez também queira pesquisar no banco de dados federal de marcas registradas e obter aconselhamento jurídico sobre a possibilidade de registrá-lo como marca comercial. Do ponto de vista do marketing, o nome da sua empresa deve ser memorável e refletir a personalidade e os valores da sua empresa.
5. Forme seu negócio arquivando documentos de formação com o estado.
Se você está formando uma corporação, LLC ou outra entidade comercial registrada, você deve arquivar documentos organizacionais e também deve ter estatutos ou outro contrato por escrito que mostre como sua empresa será administrada. Se você não estiver configurando uma entidade comercial registrada, talvez seja necessário arquivar um nome comercial fictício ou “DBA” com seu estado ou localidade.
6. Obtenha um número de identificação fiscal e uma conta bancária comercial.
A menos que você seja um único proprietário ou uma LLC proprietária sem funcionários, precisará de um número de identificação fiscal federal – a versão comercial de um número da Previdência Social. Depois que sua empresa for oficialmente formada e você tiver um número de identificação fiscal, você poderá configurar uma conta bancária comercial e solicitar um cartão de crédito empresarial.
7. Obtenha licenças e autorizações.
Entre em contato com sua cidade e município ou obtenha os serviços de um provedor terceirizado para descobrir quais licenças e permissões sua empresa precisa e, em seguida, tome as providências necessárias para protegê-las. Por exemplo, se você vender itens sujeitos a imposto sobre vendas, precisará de uma permissão de imposto sobre vendas.
Com as porcas e parafusos do seu negócio no lugar, você pode começar a tomar medidas concretas para colocar seus planos em ação, incluindo a escolha de um local, obtenção de financiamento, lançando um site e contratando seus primeiros empregados. E, com o planejamento que você já fez, você estará pronto para o sucesso.
Se você está pronto para conversar com um advogado sobre como iniciar um novo negócio, o LegalZoom pode ajudar. Inscreva-se no plano legal de negócios para conversar com um profissional que possa responder às suas perguntas sobre como iniciar um negócio e proteger sua propriedade intelectual